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O Baile dos Bombeiros (1967): Milos Forman usa o cinema verdade em comédia genial para criticar o revisionismo da burocracia soviética

 



O Baile dos bombeiros é um filme  de comédia tcheco, fazendo parte da new wave checa, do diretor Milos Forman, sobre o baile anual em uma pequena cidade do departamento de bombeiros local, onde todos passam por peripécias e desastres ao meio do baile. O filme utilizou de poucos atores profissionais, e alguns eram bombeiros de verdade. O filme foi considerada uma sátira ao sistema comunista da época. Foi  indicado ao Oscar para melhor filme estrangeiro. O elenco conta com Jan Vostrčil com chefe do comité, Josef Šebánek, como membro do comité, Josef Kolb como Josef Jan Stöckl, chefe aposentado Vratislav Čermák, Frantizek Paska, Stanislav Holubec como Karel Josef Kutálek, como Milada Jezková, a esposa de Josef. 


O Baile dos Bombeiros foi o último filme feito por Forman na Tchecoslováquia antes dele se mudar para os Estados Unidos, e é seu primeiro filme filmado colorido, sendo esse filme o único do seu diretor realmente censurada, mas também considerado um marco na new wave checa.




Durante o Baile dos Bombeiros é organizado um concurso de beleza. Os bombeiros também fazem uma pequena cerimônia para presentar com um machado como presente de aniversário para chairman aposentado que tem câncer, mas ninguém sabe disso, pois os resultados não eram conhecidos pelos médicos ficarem com medo de dar o resultado para ele. 




Enquanto ocorre um acidente na escada enquanto colocam um banner, e começa a pegar fogo, os prêmios da mesa começam a desaparecer, o bolo, a garrafa de conhaque, um pedaço de queijo, chocolate. Josef, um dos bombeiros, começa a ver os prêmios desaparecendo, mas ninguém quer admitir algo sobre os roubos. Ele eventualmente descobre de que até mesmo sua esposa está envolvida. 




Durante o baile, os bombeiros procuram candidatas para o concurso de beleza local, um dos homens compra drinks para membros do comité para persuadi-lo a incluir sua filha entre as candidatas. Depois de muito procurar, sete participantes são encontradas. Elas são informadas que a vencedora entregar o presente para o presidente depois do concurso. 





Enquanto os mais velhos tentam coroar a miss do concurso, todas as moças fogem e se trancam no banheiro, enquanto os jovens começam a dançar loucamente.




Entretanto, quando o concurso começa, as garotas fogem do concurso e se trancam no banheiro, a multidão começa a colocar novas participantes no palco, uma velha senhora é coroada vencedora e a audiência aplaude. 




Uma sirene toca porque a cada de um senhor Mc. Havelka está pegando fogo. Todo mundo usa a oportunidade para deixar o lugar sem pagar pelos seus drinks. 



 Com o equipamento preso na neve, os bombeiros conseguem salvar apenas alguns móveis e animais da casa, mas eles fazem isso sem recuperar a inundação por neve do lugar. 




Para ajudar Havelka, que perdeu tudo, as pessoas doam seus tickets de rifas dos prêmios, mas quase todos foram roubados durante o baile, deixado apenas itens de baixo valor.




Os bombeiros anunciam que vão apagar a luz e permitir aos ladrões devolverem os prêmios do concurso. Quando a luz apaga, os outros itens desaparecem ainda mais, e os bombeiros voltam para o salão, não tem mais nenhum prêmio do baile. 


Quando o comité dá de presente o envelope com o machado, nem mesmo o machado estava ali mais, tinha sido furtado também. No dia seguinte, Havelka acorda em cima das ruínas de sua casa. 




Bastidores e curiosidades por traz do filme



O filme foi gravado em um Palácio da Cultura, a maioria dos atores não era profissional. Para gravar as cenas, a banda apenas fingia tocar, para gravar o áudio de uma vez, e os atores usavam apenas meias para dançar para não adicionar barulho na edição final. 


Depois do sucesso de Loves of a Blonde (1965), Forman junto com seus colegas Ivan Passer e Jaroslav Papousek, eles não conseguiam escrever mais. Então foram para o interior na cidade boêmia de Vrchlabí, no hotel para se concentrar em escrever. "Em uma noite, para a diversão de todos, nós fomos em um baile de bombeiros de verdade", lembra o próprio diretor. "O que vimos foi um pesadelo e tínhamos que abandonar as ideias iniciais e começar a escrever o script de novo". 


Um dos produtores Carlo Ponti, retirou seu financiamento, deixando Forman com a possibilidade de prisão por 10 anos por dano ao erário do Estado. Então Forman dirigiu de Londres até Paris para se encontrar com Claude Lelouch, que teria prometido comprar os direitos internacionais do filme, que contatou François Truffaut, e depois de assistir concordou em comprar os direitos internacionais do filme. Sendo inicialmente censurado, em maio de 1969, o filme foi transmitido na televisão. 

 


Leitura do filme e contexto do filme na época de seu lançamento


O movimento da New Wave checa foi um movimento ocorrido nos anos de 1960. Depois da revisão ocorrida na estrutura do próprio centro de poder soviético com a morte de Stalin, todas as repúblicas soviéticas se tornavam mais indóceis com o domínio central. E o caso de maior rebeldia vinha do mais ocidental dos soviéticos, a Tchecoslováquia. 


Logo, essa influência externa influenciou no movimento da Primavera de Praga, ocorrido na capital, quando tropas da capital Moscou invadiram o país para conter os ânimos, apenas um ano depois do filme, sendo esse o último filme feito por Forman antes de se mudar para os Estados Unidos. A Primavera de Praga acabou influenciando por sua vez, o fatídico Maio de 1968 na França. 


Na época do filme Leonid Brejnev era o presidente da União Soviética e tentava voltar ao modelo do stalinismo, voltando com a figura do secretária geral do partido como cargo em 1966, exatamente como era antes, isso mesmo depois do choque causado pela revelação dos "crimes de Stalin" ocorrida apenas alguns anos antes. 


Com a Doutrina da Soberania Limitada, conhecida como Doutrina Brejnev, as instituições soviéticas passaram a ter como ideia o expansionismo em cima dos países em volta de Moscou que começavam a questionar a autoridade central do regime, em resposta, essa doutrina era expansionista, neostalinista, agressiva, havia culto a personalidade, e a própria burocracia do Estado. Todas essas contradições estão presentes da comédia de Milos Forman, representados na forma de uma "festa do partido" onde todos se roubam em meio a concurso de beleza e rifas de prêmios. 


Enquanto técnica e estética, isso significava para o grupo de Forman fazer filmes críticos, mas ainda respeitando os manuais de censura tradicionais. O resultado disso é absorvido através das técnicas do cinema verité (cinema verdade), como usar atores semiprofissionais, diálogos improvisados,  gravar as cenas em um take apenas, de uma vez, ou não tentar forçar muito a atuação dos atores. Seria uma forma de questiona a "Régia (direção)" que poderia ser autoritária demais para soar aleatória, como em Godard. Essa proposta de cinema novo menos técnico era de propósito para brincar com o fato de estar na "periferia" da produção audiovisual. 




O filme gerou certa controvérsia com seu lançamento. Entre outras coisas, as companhias checas protestaram como um ataque na integridade de suas instituições. Mesmo assim o filme se tornou um hit na Tchecoslováquia vendendo 750,000 ingressos de cinema. Forman comentou sobre se seu filme era uma alegoria sobe a sociedade comunista, ele respondeu dizendo que queria fazer algo realista e que isso seria de fato engraçado. Mesmo com as melhores intensões, as coisas dariam errado, seria  visão dele sobre o que estaria acontecendo no mundo no momento. 


Depois do sucesso de Loves of a Blonde (1965), Forman junto com seus colegas Ivan Passer e Jaroslav Papousek, eles não conseguiam escrever mais. Então foram para o interior na cidade boêmia de Vrchlabí, no hotel para se concentrar em escrever. "Em uma noite, para a diversão de todos, nós fomos em um baile de bombeiros de verdade", lembra o próprio diretor. "O que vimos foi um pesadelo e tínhamos que abandonar as ideias iniciais e começar a escrever o script de novo". 


O Baile dos Bombeiros se destaca por ser um filme sobre pessoas comuns, em situação comum, sem um heroi, ou figura predominante em cena. É apenas uma filmagem de danças e eventos que mostra a regularidade da rotina de pessoas que estão de divertindo no meio de si mesmas e de seus conterrâneos. Os cineastas da new wave checa, como Vera Chytilová e Milos Forman tinham que lidar com a censura do regime da sua própria maneira. 





Segundo eles, a forma de driblar essa censura era fazer filmes de carácter nacional que fossem atraentes para a audiência estrangeira. Os cineastas que antes tinham que lidar com a censura dos comunistas dentro da produção estatal, agora tinham que lidar com a competição em vários níveis. A lei que abolia o monopólio estatal da produção audiovisual apenas ocorreu em 1993, e nessa época os cineastas que eram vistos como "críticos" anteriormente, começaram a ser revistos como antigos apoiadores do regime antigo comunista, essa acusação vinha do primeiro ministro Vilclav Klaus, político com ideologia neoliberal que governou o país ao fim da União Soviética. Uma incrível ironia incrível, sem duvidas. 


Disponível na Netflix e Looke





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