Pular para o conteúdo principal

Conheça quem foi Edmund Burke e seu contraditório legado para os dias de hoje



Hoje em dia, temos influenciadores da direita como Steven Banon, u Olavo de Carvalho, ou de nomes como de Roger Scruton, que são quistos pela direita conservadora. Antes de todos eles, vieram nomes como o de Edmund Burke, ele nasceu em Dublin, Irlanda, é louvado pelo movimento conservador atual, político do antigo partido Whig inglês (liberal) é conhecido como vilão teórico pela esquerda, e idolatrado pelos conservadores atuais, considerado pai do conservadorismo político.  conservador. 

 Edmund Burke tinha uma visão saudosista da monarquia, especialmente a francesa. Em 1744, Burke começou os estudos no Trinity College, em Dublin, onde nasceu e saiu de lá com o título de bacharel em artes.  Ele também Contribuiu para periódicos como The Reformer, e também no The Annual Register. 

Edmund Burke nasceu em Dublin, Irlanda, berço do pensamento fisiocrático e liberal da época. Com o tempo, se mudou para Londres para estudar na faculdade de direito, mas abandonou e decidiu se dedicar a escrever. Burke pode ser conservador, mas também era sintonizado com algumas novas perspectivas, como a liberdade religiosa, por exemplo. Era defensor dos católicos oprimidos na Inglaterra. 

Depois em 1756, se tornou parlamentar também na Câmara dos Comuns. Suas lutas políticas em termos de ação direta eram até que boas, e bem exemplares. Era pró independência dos Estados Unidos e da prática da "negligência salutar" da camaradagem com a gente pilgrim da América. Como também, a luta pela emancipação dos católicos, e contra a censura dos atos de tirania da East India Company, comanda por Warren Hastings, que era governador geral da Índia entre 1774, até 1787, tentando o impeachment de sua administração.

Dentro de uma perspectiva filosófica, pensava sobre o poder de uma certa "razão abstrata" especulativa na qual seria construída a ordem social para os revolucionários franceses observando-os como ideólogos de uma ideia construída sem o valor da história e da tradição. Escreveu em 1747 Investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e da beleza dentro mais da ideia de grandes ensaios filosóficos que envolvem conceitos artísticos. 

Basicamente, sua influência política a estava em descrever a forma de pensamento daquele liberal, que ao fim da vida, se tornou mais propenso ao conservadorismo, por defesas expressas de pautas como a própria desgastada monarquia francesa. Apesar de suas análises apresentarem conteúdo muito original, não se sustentam em um mundo moderno como de hoje. Para ele, a democracia era suscetível a paixões diversas, e poderia ser uma forma de expressas as expressões mais cruéis sobre a minoria. 

Seu liberalismo inicial cedeu para ficar historicamente conhecido como alguém que se colocou contra a Revolução Francesa e o republicanismo. O que é inimaginável, pensando que todos gostam da Revolução Francesa. Foi em seu Reflexões sobre A Revolução na França (1790), que desenvolveu sua linha de argumentação, sobre ser necessário observar a história e a tradição como formas de se orientar nos processos. Dentro de sua sociedade. Burke era contra o fervor revolucionário republicano e defendia a ideia dos pilares de uma monarquia constitucional como solução para prevenir das "maluquices das novas ideias".  

Burke possuía um posicionamento político interessante de se analisar em perspectiva histórica possuindo raízes na escola de pensamento liberal inglês. Era conhecido como "filósofo da ação". Um verdadeiro enigma da ideologia. Um dos precursores da ideia integrada do pensamento liberal com o pensamento.

Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: