Pular para o conteúdo principal

Daft Punk: duo anuncia seu fim e simplesmente "explode"

 

eletro; robots; one more time

Formado em Paris, na França, em 1993, o Daft Punk é considerado um dos maiores artistas da história da música eletrônica. Os hits One More Time e Harder, Better, Faster, Stronger consolidaram a fama mundial do duo


O Daft Punk anunciou o fim do duo nesta segunda-feira (22). A separação foi divulgada com um vídeo, com duração de 8 minutos e intitulado Epilogue, publicado nas redes sociais dos artistas (assista abaixo).

Nas imagens, eles aparecem caminhando lado a lado e depois separados, com um deles se afastando. Em seguida, eles "explodem" e a data da formação e do fim do duo aparece na tela (1993 a 2021). O publicista dos artistas, Kathyn Frazier, confirmou o fim da banda para o site Pitchfork.



Nascidos em 1974 e 1975, respectivamente, Homem-Christo e Bangalter tiveram uma banda de rock chamada Darlin '(com a integrar Laurent Brancowitz, músico que depois passou a Phoenix depois disso) antes de fundarem o Daft Punk.

Pouco se sabia sobre a intimidade dos dois. Curtem científica ficção, como apontou a Rolling Stone EUA ao visitar o estúdio em deles rua no sul de Paris, diante de um box de blu-ray com a saga completa (na época) de Star Wars , têm filhos e farrearam o suficiente no início dos anos 90 quando sentiram esse desencanto pelo rock, piraram no acid house inglês e caíram de cabeça nas raves na capital francesa.

O sucesso do Daft Punk estimulou a cultura "faça você mesmo" na música atual. 

O álbum de estreia do duo, o histórico "Homework" (de 1997), foi gravado no quarto de Bangalter, com sintetizadores, baterias eletrônicas e um punhado de samples, algo que parte da cultura hip-hop.


Isso parecia "científico" em 1997, mas é bem comum hoje em dia, quando inteligências artificiais já são capazes de criar músicas a partir do conhecimento acumulado de determinado artista.

Não apresentar a real identidade é old school, "arte pela arte", sem passar pela intimidade do artista. A música diz tudo o que a gente precisa saber.

No caso do Daft Punk, ao longo de quatro álbuns - "Homework" (1997), "Discovery" (2001), "Human After All" (2005) e "Random Access Memories" (2013) - e uma porção de outras colaborações (como em "Starboy", do The Weeknd), ouvimos os encantos e desencantos de uma vida automatizada.

No Brasil, Daft Punk, suas músicas e sua cultura, viraram memes por diversas vezes. Como o vídeo do canal "Galo Frito", que em 2009 colou o rosto do então presidente Lula (PT) em um famoso vídeo viral de um segurança dançando, ao som de "Harder, Better, Faster, Stronger", sucesso do duo.

Como dito por Pedro Antunes no UOL, com o fim do duo, se encerra também a "Era do Anonimato" na música pop.

No discos, a repetição e os loopings eram hipnóticos, uma cópia do nosso dia a dia repetitivo e monótono.



Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: