Pular para o conteúdo principal

A História da Páscoa: saiba as origens das tradições por trás da data

         
            
  Quando pensamos em Jesus Cristo e na páscoa, lembramos de união familiar, ovos de chocolate e comidas típicas. Mas antes da cultura ocidental estabelecer essas tradições, a páscoa tinha outros significados.  
            
       A palavra "páscoa" conhecida por todos, têm sua origem linguística na variação do "pessach", oriundo do hebraico, vindo do latim pascha, e do grego paskha, que significa "passagem"no equinócio da primavera. 

        Em inglês o nome dado é "easter", sendo a celebração da deusa Ishtar na antiga Babilônia, e de maneira mais recente, na tradição anglo-saxã, a deusa da primavera. Os antigos teutas e suas tribos ao começarem a se relacionar com os romanos já cristãos pós o processo dos missionários era de substituir o antigo festival da primavera pela data de morte de Cristo. Para os cristãos significava morte, ressurreição. Logo, sendo uma forma  prática, ou mesmo rito incorporado na maioria das religiões monoteístas. 

      O imperador Constantino, que era pagão e que se converteu ao cristianismo observando sua ascensão, se reuniu com líderes e em 325 d.c. decidiu que o primeiro domingo depois da lua cheio do equinócio da primavera seria comemorada a páscoa. 

         Dentro da liturgia bíblica, a parte que aborda a vida e obra de Jesus Cristo corresponde ao novo testamento. No evangelho segundo João existe a citação logo no início, versículo 29: "Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo". Por isso Jesus seria representado na figura do cordeiro que foi sacrificado em sinal salvação da humanidade em troca do filho de Deus. 

        Cada um com uma versão e um enfoque diferente. Primeiro, é importante dizer que a páscoa era um feriado tradicionalmente judeu, era uma forma de comemoração de libertação da escravidão do povo judeu em relação ao povo Egípcio. 

            A quaresma na tradição judaica era ligada com o festival dos pães ázimos, tendo como fonte o livro e êxodos da bíblia. Com a chegada de Jesus, acabou sendo ganhando um novo significado. A prática da entrega de ovos acabou sendo incorporada pelo ocidente na Era Vitoriana, mas era prática antiga dos festivais pagãos. 

          Vários feriados foram unificados para facilitar a comunhão. Alguns dizem que a tradição do ovo de páscoa de chocolate era porque no período que antecede as pessoas eram proibidas de comer carne vermelha, como também doces e supérfluos. Assim, guardavam os chocolates e doces como forma de "estocar" e dar para as crianças depois do fim da festa santa. 
      
             Para o homem cristão, a páscoa  representa um significado filosófico único. Simboliza um carácter profético, primeiro a reunião dos 12 apóstolos em volta do pão e do vinho, que segundo as palavras de Jesus significavam a carne e o sangue. Quando Jesus morreu na cruz, seria na sexta-feira, e depois, no domingo, seria sua data de ressurreição.

    Nessa páscoa de isolamento e baixo comércio, líderes religiosos apareceram para representar a preocupação com o evento recorreram ao advento da tecnologia, com transmissões de lives de cultos e missas, em Roma, pela primeira vez, a missa de Domingo de Páscoa vai ser presidida por uma igreja de São Pedro quase vazio, a última vez que isso aconteceu foi durante a peste negra.           
          

Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount

Um Morto Muito Louco (1989): O problema de querer sempre "se dar bem" em uma crítica feroz à meritocracia e ao individualismo no mundo do trabalho



Curta nossa página: