Pular para o conteúdo principal

Quem somos e tudo sobre a origem e a história do Gambiarra




O Gambiarra Cultural é um blog jornalístico que nasceu em janeiro de 2020, através dos esforços pessoais de duas pessoas: Matheus Bastos, que desenvolveu e editou o site do blog, e Regina Leal, socióloga e colunista. Juntos, decidiram criar um site que pudesse ser canal de livre expressão para a ciência, suas relações com a mídia, com a política e cultural, assim como a relação desses campos para além do senso comum. 

Em nossa primeira graduação (História), sempre nos sentimos desconfortáveis com a versão oficial contada pelos historiadores academicistas, supostamente científicos. A tradição que reifica os documentos e patrimônios não consegue dar conta dos fatos que acontecem e não são registrados.

Entendemos o conceito de Gambiarra como uma forma de "mediação", aplicada geralmente para desviar ou remediar de adversidades. Nosso blog se inspira nessa ideia para fazer um jornalismo independente e progressista em tempos de caos, conservadorismo político, censura na ciência e na educação, buscando assim se livrar das amarras do academicismo e do patrimonialismo que marcam a intelectualidade brasileira. 

História, sociologia, geopolítica, cinema e mídia, tudo em linguagem acessível buscando mediar pessoas e o conhecimento, misturado temáticas com objetivo de entender as redes culturais que ligam tais assuntos. 

Por uma sociedade menos desigual e um mundo mais justo e humanitário!


Doe para o Gambiarra:

Banco do Brasil

Agência: 0072-8

Conta: 87.345-4

Comentários

Em Alta no Momento:

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

"1883" (2021): Análise e curiosidades da série histórica de western da Paramount



Curta nossa página: