Pular para o conteúdo principal

Jane Calamidade (1953): filme retrata a pistoleira mais famosa do west e sua relação com o show Wild West,

O faroeste Calamity Jane é um filme musical americano de 1953 da Warner, estrelado por Doris Day e Howard Keel, e dirigido por David Butler. Os números musicais foram encenados e dirigidos por Jack Donohue, que um ano depois dirigiria o musical do Day, Lucky Me (1954). O filme é vagamente baseado na vida da heroína do Velho Oeste Calamity Jane (Doris Day) e explora um suposto romance entre ela e Wild Bill Hickok (Howard Keel).


Uma pistoleira de grande renome foi Jane Calamidade (Martha Jane Canary, filha de mãe prostituta, e que ficou famosa além dos assaltos por conta de sua trupe, a do famoso show do Buffalo Bill, do show Wild West, ela era conhecida tanto pela sua brutalidade nas ações armadas, como por ser completamente diferente quando se apresentava no show. Ela também usava roupas masculinas logo no início do século XX.

O filme aborda um pouco de visto polêmico sobre a pistoleira, que ela teria sido esposa e tido um filho com Bill Butler Hickok em Benson Landing ( agora Livingston), território de Montana. Uma filha deles teria pedido uma pensão ao estado por ter documentos que comprovavam o envolvimento dos dois, que seria o mote do filme, ele se casou de novo, e a criança foi colocada para ser adotada enquanto Jane trabalhava para o exército. O que se sabe da vida e biografia dela foi escrito por ela mesma em 1896, para atrair audiência para os shows da trupe. Outra curiosidade sobre o local de nascimento dela é que é em Princeton, na área de uma atual Hog Farm (a fazenda hippie mais famosa dos Estados Unidos que existe desde 1960). 



Calamity Jane was born on May 1, 1852, as Martha Jane Canary (or Cannary)[b] in Princeton, within Mercer County, Missouri. Her parents were listed in the 1860 census as living about 7 miles (11 km) northeast of Princeton in Ravanna. Her father Robert Wilson Canary had a gambling problem, and little is known about her mother Charlotte M. Canary. Jane was the eldest of six children, with two brothers and three sisters.


In 1865, the family moved by wagon train from Missouri to Virginia City, Montana. In 1866, Charlotte died of pneumonia along the way, in Blackfoot, Montana. After arriving in Virginia City in the spring of 1866, Robert took his six children to Salt Lake City, Utah. They arrived in the summer, and Robert supposedly started farming on 40 acres (16 ha) of land. The family had been in Salt Lake City for only a year when he died in 1867. At age 14, Martha Jane took charge of her five younger siblings, loaded their wagon, and took the family to Fort Bridger, Wyoming Territory, where they arrived in May 1868. From there, they traveled on the Union Pacific Railroad to Piedmont, Wyoming.

O filme da Waner Bros. foi uma resposta a outro sucesso, o filme Annie Get Your Gun e ganhou Oscar de Melhor Canção por "Secret Love"

Calamity Jane foi idealizado pela Warner Bros. em resposta ao sucesso do filme Annie Get Your Gun, de 1950, e ganhou o Oscar de Melhor Canção Original por "Secret Love" (Sammy Fain e Paul Francis Webster), e também foi Oscar- indicado para Melhor Música, Trilha Sonora de Filme Musical (Ray Heindorf) e Melhor Som, Gravação (William A. Mueller).


As canções e o roteiro formariam a base de um musical homônimo de 1961, que teve diversas produções.



No território de Dakota, durante a década de 1870, Calamity Jane (Doris Day) tem uma queda pelo tenente Gilmartin (Philip Carey). Ela até arrisca a vida para salvá-lo sozinha de um grupo de guerra indígena. Enquanto isso, o dono do bar de Deadwood, que manda belas mulheres artistas cantarem no palco, contrata por engano um homem. Temendo um tumulto, o proprietário convence o relutante ator a atuar como travesti. Inicialmente convincente, sua peruca cai e o público furioso ameaça derrubar o salão. Mas Calamity acalma a situação, prometendo ir a Chicago e trazer a renomada cantora Adelaid Adams (Gale Robbins) de volta a Deadwood. Porém, seu amigo Wild Bill Hickok (Howard Keel) expressa dúvidas, até mesmo zombando da ideia.



Calamity chega a Chicago, onde Adams faz sua apresentação de despedida antes de lançar uma turnê europeia. Após o término do show, Adelaid entrega seus trajes antigos para sua empregada, Katie Brown (Allyn McLerie), que sonha em se tornar cantora. Mais tarde, quando Calamity entra, ela confunde Katie com Adelaid. Katie, se passando por Adelaid Adams, concorda em voltar para o oeste com Calamity, vendo isso como uma chance de se apresentar no palco. Mas em Deadwood, durante a apresentação de estreia de Katie, o medo do palco toma conta dela. Ela começa a chorar, admitindo que não é Adelaid Adams. Com a multidão atordoada à beira do tumulto, Calamity dispara um tiro para o alto e defende Katie. Ela tem permissão para continuar e, finalmente, conquista a multidão.




Katie se muda para a cabana em ruínas de Calamity, que eles consertam juntos. Para atrair o tenente Gilmartin, Calamity, com a ajuda de Katie, se veste e se comporta como uma dama. Mas Gilmartin e Hickok admiram Katie. A certa altura, eles tiram palitos para ver quem a levará ao próximo baile. O tenente Gilmartin vence e Wild Bill concorda em complementar o encontro duplo escoltando Calamity. No baile, todos ficam impressionados com a transformação de Calamity. Ela é linda. Mas ela fica cada vez mais com ciúmes ao ver Katie e Gilmartin juntos. O baile termina quando Calamity confronta Katie com raiva, atirando um ponche de sua mão. Um dia depois, porém, Katie retribui o favor no bar. Calamity, sentindo-se humilhado, sai com Wild Bill e eles partem em sua carroça. Calamity, de coração partido, revela sua paixão por Gilmartin, enquanto Bill admite seu amor por Katie. Apesar disso, eles se abraçam e se beijam apaixonadamente. Calamity então percebe que sempre amou Wild Bill. No dia seguinte, Katie pega a diligência para Chicago, sentindo-se culpada por trair sua melhor amiga. Depois que o palco sai, um furioso tenente Gilmartin confronta Calamity, culpando-a pela partida repentina de Katie. Ela responde montando em seu cavalo e cavalgando para ultrapassar a diligência. Lá, ela diz a Katie que ama Wild Bill, e as duas mulheres se reencontram. A história termina com um casamento duplo.[3]




Elenco


Doris Day como Calamity Jane


Howard Keel como Bill Hickok


Allyn Ann McLerie como Katie Brown


Philip Carey como Daniel Gilmartin


Dick Wesson como Francis Fryer


Paul Harvey como Henry Miller


Chubby Johnson como Cascavel


Gale Robbins como Adelaid Adams


Tom London como Prospector (sem créditos)


Música


A partitura, com música de Sammy Fain e letra de Paul Francis Webster, inclui:



A música foi incluída no álbum de mesmo nome, embora algumas das músicas do álbum tenham sido regravadas em vez de retiradas da trilha sonora.





"The Deadwood Stage"

"Hive Full of Honey"

"I Can Do Without You"

"It's Harry I'm Planning to Marry"

"The Windy City"

"Keep It Under Your Hat"

"Higher Than a Hawk"

"A Woman's Touch"

"The Black Hills of Dakota"

"Secret Love"


Comentários

Em Alta no Momento:

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989): Filme suavizou livro de Stephen King mas é a melhor adaptação da obra até hoje. Confira as diferenças do livro para o filme

Os Desajustados (The Misfits, 1961): Um faroeste com Marilyn Monroe e Clark Gable sobre imperfeição da obra do artista e o fim fantasmagórico da Era de Ouro do Cinema Americano

Rastros de Ódio (The Searchers, 1956): Clássico de John Ford é o maior faroeste de todos os tempos e eu posso provar

O Dólar Furado (1965): Faroeste italiano retrata o pós Guerra Civil para comparar com o contexto seguinte a Segunda Guerra Mundial



Curta nossa página: