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Better Call Saul - "Rock and Hard Place" (6x03): Curiosidades e análise do episódio da sexta e última temporada




A caminhonete de Nacho Varga que está fugindo, enguiça. Ele se esconde dos primos em uma carreta de petróleo abandonada. Na manhã seguinte, ele se limpa em uma mecânica e faz uma chamada para seu pai, Manuel. Ele então liga para Mike Ehrmantraut, pede para falar com Gus Fring, e diz que vai se entregar. Jimmy McGill e Kim Wexler conspiram para obter duplicatas da chave do carro de Howard e sistema de entrada sem chave para forçar uma resolução do caso Sandpiper



Veja aqui a análise do episódio 02 da sexta de Better Call Saul

A promotora Suzanne Ericsen liga Jimmy a Lalo Salamanca e Nacho, dizendo a Kim que Lalo está morto, e pede a Kim para persuadir Jimmy a informar sobre as Salamancas.


Gus consegue contrabandear Nacho de volta para os EUA. Depois, Mike e Nacho vão atrás do plano para Nacho absolver Gus da culpa pela morte de Lalo culpando falsamente outra família de drogas. Depois de confessar, Nacho tentará fugir para que Victor possa matá-lo, garantindo que sua morte será rápida e os Salamancas não o torturarão. Mike administra uma surra para que pareça que Nacho foi capturado.



Jimmy e Kim trabalham com Huell Babineaux e outro associado para obter duplicatas da chave do carro de Howard e sistema de entrada sem chave. Huell diz a Jimmy que não entende por que dois advogados legítimos cometeriam crimes. 


Enquanto Mike observa e treina seu rifle no local, Gus, Tyrus e Victor se encontram com Juan Bolsa, Hector Salamanca e os primos para entregar Nacho. Nacho alega que matou Lalo enquanto trabalhava com uma família rival, os Alvarezes. 


Ele ainda absolve Gus admitindo que tentou matar Hector, mas que Gus o salvou. Porque ele não confia em Gus, em vez de tentar fugir, Nacho usa o pedaço de vidro quebrado, visto na abertura do episódio, para se libertar de suas amarras, pegar a arma de Juan e se matar. 



Quando Gus e seus homens partem, os primos ajudam tio a disparar balas no corpo sem vida de Nacho...




História por trás do filme


O episódio foi escrito e dirigido por Gordon Smith. Marcou a morte do personagem de longa data Nacho Varga, que estava na série desde o segundo episódio. 



Michael Mando, que interpretou Varga, se tornou popular para todos quando interpretou e deu cara para o vilão do game Far Cry 3, Vaas Montenegro. Ele comparou o momento de ser interrogado antes de sua morte por Juan Bolsa, Hector Salamanca e Gus Fring quanto a estar em julgamento. Ele chamou de "a primeira vez que ele não tem medo de nenhuma dessas pessoas. Ele também coloca seu ego de lado e está completamente disposto a contar a história que salvará seu pai, independentemente do que os outros pensam." 




No dia em que as cenas no deserto foram filmadas, uma tempestade de areia atingiu o set, então o elenco e a equipe tiveram que voltar no dia seguinte para filmá-lo. 


A equipe usou camisas de Nacho para comemorar os últimos dias de Mando no set. Mando também chamou a cena de "sinistra... são todos homens mortos andando, vendo um homem morrer", referindo-se ao fato de que cada um dos outros personagens na cena (Gus Fring, Tyrus Kitt, Victor, Hector Salamanca, os Primos, Juan Bolsa e Mike Ehrmantraut) acabariam por encontrar seus próprios destinos em Breaking Bad.




Em entrevista, Mando afirmou que: "Todo esse episódio foi lindamente escrito e dirigido por Gordon Smith, e estava cheio de simbolismo. Ele descendo para aquela coisa escura era na verdade um... É óleo no show, mas na vida real, é uma substância à base de vegetais. E foi lindo sair disso, o útero daquela coisa de metal no meio da noite, com o céu cheio de estrelas. Para Nacho ter seu último adeus e sua última refeição e aquela cena final de julgamento com o céu aberto, quase como se ele estivesse falando com os céus, é apenas um episódio tão bonito."



Em 2009, Gordon Smith entrou no escritório de Breaking Bad em Burbank para servir como assistente de produção de nível básico. E 13 anos depois, o recém-cunhado produtor executivo comandou um dos episódios mais significativos da prequel/sequência Better Call Saul até hoje.


Smith foi encarregado de escrever e dirigir algo que nem Breaking Bad nem Better Call já haviam feito antes, que é matar um regular (Michael Mando) apenas no terceiro episódio da nova temporada da série. Para Smith e o resto da sala de roteiristas, o momento provou ser ótimo tanto para o personagem de Ignacio "Nacho" Varga quanto para a própria história.


Crítica do episódio 


Que episódio tocante, meus amigos. Esse foi um episódio tão crucial e, como afirmou Mando, repleto de simbolismo, que não tem como não viajar um pouco em alguns sentidos possíveis do episódio. Mas vamos passo a passo. 



Primeiro, é muito significativo Varga se esconder no meio do petróleo para fugir dos primos, em uma carreta abandonada, que pareceu uma metáfora de crise. Depois, as referências foram quase bíblicas, construindo as últimas horas do homem, em cenas muito existencialistas. 


No final, é no mínimo curioso e chocante que Varga tenha decidido se matar. Primeiro pela simbologia. Não é muita coincidência o personagem chamado Varga, estar sendo perseguido pelo que podemos chamar de sindicado do crime, se esconder no petróleo e se suicidar para por um fim em tudo? Parece até que estamos falando do ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas, que ficou famoso por cunhar a palavra "o petróleo é nosso", e quando perseguido pela imprensa e pela classe política, se matou para pacificar o país. Mas não, estamos falando de Better Call Saul. 



A metáfora política com o Brasil até que faz sentido, se pensarmos o que significa o tipo de negócio de Gus. Fast foods além de representarem um modelo que obviamente explora seus funcionários, já que aqui estão associados ao tráfico de metanfetamina, o modelo de franquias se aproveita do neoliberalismo, uma vez que além de ser um modelo de negócio que dá vantagem a quem já tem capital para investir, é um modelo meio "cada um por si", se falir ninguém garante os prejuízos de quem adquiriu a franquia. Fora isso, Gus é extremamente rígido com horários, hierarquia, respeito e comportamento. 



Quem viu Breaking Bad sabe que isso era em muito motivado por uma vingança pessoal contra o Cartel, por matar seu parceiro de início de carreira. Só que cobrar isso de seus funcionários torna tudo extremamente sínico. Imagine ser funcionário de uma loja de Gus, ser cobrado por ele e depois ainda ser investigado pela polícia, pois o local o qual você trabalhava lavava dinheiro para o Cartel? Sim, você ficaria revoltado por ter se dedicado aquilo e ainda se ferrar, dando a sensação que então era melhor não fazer nada, não tentar. 



Esse estilo neoliberal, mas suave e justo, tornam o profundamente diferente de Tio e os primos Salamancas, mas principalmente, diferente de Lalo. O estilo de Gus levou ao poder um desconhecido como Walter White, que além de matá-lo, se associou a neonazis para manter a rede de distribuição que era dele. Varga sabia disso, e por isso envenenou Hector, pois ele era o último bastião da vanguarda antiga do Cartel. 



Os primos, vão ser mortos por Hank e Tio vai se suicidar para matar Gus, pois Gus mandou avisar Hank do atentado dos primos. Todos ali tem um final trágico anunciado, e por isso suicídio de Varga tem tanto impacto. É como se ele dissesse "eu tenho nojo de vocês, prefiro morrer que continuar com vocês". 



Gus sentiu isso, e saiu da cena de maneira robótica como sempre, mas com cara de vômito, em um dos melhores momentos de atuação da carreira de Esposito. Em sua face, dá para notar que ele percebeu ali que ele vai morrer, e que fazer "tribunal do crime", reproduzindo a lógica de poder ocidental do sistema judiciário, só pioram as coisas, ao ponto do homem preferir se matar. 



Ninguém pode julgar o como esses pequenos desvios e crises que Varga passou o impactaram. Ele ficou sendo perseguido e fugindo como um animal, horas sem comer, sem dormir direito. Isso vai destruindo a pessoa, que se vê em uma prisão sem estar. E não é nem a polícia que o persegue, mas os seus, pois Gus sabe do seu possível potencial para assumir o Cartel. 



Por outro lado, Tio e os primos parecem não ter entendido nada da cena, e se divertem com o corpo morto do homem, pois não puderam o matar, e tudo que sobra para o velho decrépito na cadeira de rodas é atirar no homem, mesmo que isso seja completamente ridículo e diria até desumano. Aqui, tio perde seu caráter cômico de Breaking Bad, e se torna repugnante. Para mim agora está claro que Lalo assumirá o Cartel.



Esse foi um dos melhores momentos e finais de personagem mais importantes do universo Breaking Bad. 



Já no plot de Jimmy e Kim, voltamos ao pessimismo do primeiro episódio, com uma Kim mais pessimista ao ser questionada pela promotora. Na real, a cena com a promotora pareceu bem mal feita. Tudo que ela fez foi revisar o enredo da série, como fazem revisores de roteiro, mas ocultado parte primordial da série. Sim, Jimmy defendeu Lalo e depois Nacho, mas está se esquecendo duas coisas nesse plot.



Primeiro, o principio legal de que todos merecem direito a defesa e um advogado, logo o que Saul e Kim fazem não é exatamente errado. E segundo, que Jimmy virou Saul depois de passar muito tempo desempregado, trabalhar com publicidade, para só então voltar como a persona Saul Goodman (e diferente do que colocou a Folha de SP, ele não é quase Saul, ele já é Saul aqui, pessoal). Então pressionar Kim é só moralismo no sentido de dizer que eles não podem ter bom final depois de tudo que fizeram, ainda por cima com o desejo de vingança de Kim. Plot realmente totalmente desnecessário, assim como do carro. 




Tirando isso, episódio perfeito pessoal. A fotografia do episódio está maravilhosa. Deu até pra sentir que era 2013 e estava assistindo Breaking Bad pela primeira vez. E o roteiro foi muito tocante. Muito filosófico em refletir que não sabemos o que as pessoas sentem por dentro, só temos uma ideia superficial do que elas sentem e pensam, e quando menos esperamos o final chega sem avisar, fazendo o que parecia ser um começo, ser na verdade um fim. 


É isso, amigos. Até o próximo episódio da série!


Clique aqui para ver a análise e curiosidades do episódio 6x02 - "Carrot and Stick" 


Comentários

  1. Discordo diametralmente da avaliação do episódio mas gostei muito da forma como vc delira.

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